E você achou que isso era coisa de Anime (Cowboy Bepop) e cinema… Eles existem e são considerados mais poderosos que a própria polícia dos EUA.
Tudo começa no velho faroeste, onde este professional se torna célebre e sucesso nos cinemas. Jesse James tinha pôsteres de “Procurado” pendurados pela cidade, ele valia U$ 5 mil, o que era muito dinheiro para a época, “morto ou vivo”. Os caçadores de recompensas iam, sem dó, atrás dos bandidos para conseguir uma parte do dinheiro da recompensa.
Atualmente considerados vagabundos, o negócio do Velho Oeste se transformou em profissão real e é parte integrante do sistema de justiça americano.
Os recuperadores de fugitivos, como gostam de serem cham ados, normalmente são contratados por fiadores, que compram fianças dos acusados, com a garantia de que eles compareçam na corte, o que nem sempre acontece, então entra em ação os caçadores, que em troca de 10 a 20% da fiança encontram os fugitivos, esta que é uma tarefa muito difícil para polícia. Eles chegam a ganhar por ano de U$ 50 mil a U$ 80 mil anuais, com jornadas de trabalho duras e longas.
De acordo com a National Association of Bail Enforcement Agents - Associação Nacional de Recuperadores de Fugitivos, eles prendem aproximadamente 90% de todos os fugitivos.
As recompensas são legais, logo após que o acusado assina seu documento de fiança, ele joga fora seus direitos constitucionais, o que lhe permite ser capturado pelos caçadores. udo o que um caçador de recompensas precisa para prender alguém é de uma cópia do "bail piece" (o papel que indica que a pessoa é fugitiva). O que um caçador não pode fazer é caçar fora dos EUA.
O MAIOR ENTRE ELES
Duane "Dog" Chapman, se qualifica como "o maior caçador de recompensas do mundo" e diz já ter capturado 6mil fugitivos da Justiça. Chapman se veste com roupas de couro preto, botas de couro de cobra e detalhes dourados. Seu longo cabelo louro vive desgrenhado.
Sua primeira busca foi por Us$ 200, dinheiro oferecido por um juiz, para ajudá-lo a pagar uma pensão e não voltar para cadeia, a captura levou apenas uma semana.
"Um juiz chamado Levi me procurou e disse que eu devia milhares de dólares", afirma Chapman em seu website.
"Ele me perguntou: 'Você sabe o que é um caçador de recompensas, meu rapaz?' Eu disse que sim. Ele me mostrou uma fotografia e perguntou: 'Você conseguiria encontrar este sujeito?' Eu disse que sim. Ele disse: 'Se você encontrá-lo, eu pagarei US$ 200 de sua pensão'."
Duane "Dog" Chapman
e
Bob Burton, caçador de recompensa